Teste de Gravidez – Quando fazer e como funciona

   

Quando fazer um teste de gravidez

Atrasou a menstruação? Vacilou e transou sem camisinha? Furou o preservativo? Estes são bons momentos para se pensar em realizar um teste de gravidez, afinal de contas, uma vez já é o suficiente para que se concretize a concepção. Uma gravidez bem sucedida começa com planejamento de saúde, bem antes do momento da concepção, portanto, se você deseja ter uma gravidez com tudo em ordem, procure seu médico e faça exames clínicos e de laboratório que atestem sobre o bom estado de sua saúde, para que se necessário algum tratamento ou atenção especial, você tenha tempo de fazê-lo antes de engravidar.

Testes de GravidezPara quem tem um acompanhamento médico correto não é difícil ficar em dia com a saúde. O próprio médico é quem fica atento e determina os momentos adequados para que cada exame seja feito, e no caso da paciente ter o desejo de engravidar, o médico providencia o check-up necessário para que tudo corra bem. Se existem os recursos disponíveis na medicina, porque deixar tudo somente por conta do acaso, da natureza, e fazer as coisas de qualquer jeito. Filho é coisa séria, e o planejamento dele também. Fiquem atentos.

Para quem está na expectativa de uma gravidez, é possível que até já tenha em casa uns dois testes de farmácia reservados. Estes testes são amplamente utilizados pela população como um primeiro diagnóstico de uma gestação. Hoje em dia eles são realmente confiáveis e você pode se basear nele sim. Todo o teste de gravidez vendido em farmácia vem com instruções na bula ou na própria caixa sobre como utilizar o material e como fazer a verificação do resultado. Este teste se baseia na existência ou não do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina da mulher. Este hormônio só está presente no organismo se a mulher estiver grávida, do contrário não. Mas não basta comprar o teste e sair fazendo de qualquer jeito. Primeiro deve-se esperar o atraso na menstruação. Com um dia de atraso já é possível verificar se a mulher está ou não grávida, porém o ideal é esperar mais uns dias para que se tenha certeza. Quanto aos resultados eles são confiáveis, ainda mais quando o resultado do teste for positivo. É mais fácil um falso negativo do que um falso positivo. O positivo depende da presença ou não do hormônio, porém o negativo pode aparecer se houver uma mínima presença de sangue na urina, mesmo que imperceptível à visão. Por isso recomenda-se que se espere mais de um dia do atraso da menstruação, que é para não correr o risco do sangue na urina “abafar” a presença de hormônio. As mulheres quando engravidam sofrem um pequeno sangramento, causado pela aderência do zigoto ao endométrio. Este sangramento pode deixar vestígios na urina e confundir o resultado do exame. O melhor momento para coletar da urina e realizar o teste é pela manhã, com a primeira urina do dia, sem ter urinado a noite, em função da concentração do hormônio HCG ser maior e, portanto, o teste mais preciso. Isso não significa que se você fizer o exame em outro horário o resultado não será confiável, até porque o grau de precisão dos testes varia entre 95% e 99%.

Teste de GravidezPara as mulheres mais desconfiadas, é bom comprar mais de um para ter certeza. Já aquelas que nem pensam nos exames de farmácia e já partem para os exames laboratoriais, hoje já é possível fazê-los sem a prescrição médica, ou seja, você passa no laboratório, faz o exame, pega o resultado e se der positivo, marca a consulta e já leva o resultado ao médico. Essa é uma maneira certeira e o resultado em mãos já te põem em alerta para os primeiros cuidados: nada de ingerir bebidas alcóolicas, fumar, fazer uso de medicamentos, enfim, nada de drogas lícitas ou ilícitas.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates