Rastrear uma chamada com número privado – O que fazer

   

Como rastrear uma chamada com número privado

É irritante quando toca o telefone de forma insistente e aparece a inscrição número privado no aparelho. Não se tem como saber quem – às vezes pode ser alguém que não faz parte da lista de telefones registrados no chip no caso de celular ou da agenda telefônica em caso de aparelho fixo – está chamando e decidir se vai atender ou não a ligação. A chamada pode até ser um trote, uma tentativa de clonagem ou um serviço de telemarketing indesejado. Receber ligações repetidas de um número desconhecido, especialmente, se as ligações vêm durante a madrugada, é bastante desagradável e mexe com os nervos de qualquer pessoa. Saiba que você pode rastrear uma chamada com número privado em seu aparelho. Mas como?

Mas, se o telefone toca e vem o aviso da informação de número privado, a melhor opção seria não atender a chamada ou rejeitá-la. Assim não sobra nenhuma dor de cabeça nem problema dispensável.

Em casa, existe a possibilidade da contratação de um identificador de chamadas. Ele pode fornecer o nome e o número associado com as chamadas que chegam. Se a ligação vem de um número privado ou não listado, dá para ver um número, mas não um nome. O identificador de chamadas vem padronizado na maioria dos números de celular. Pesquisas em sites de busca podem ajudar a identificar um nome, ao se colocar o número do telefone e até o código da área.

Em caso de celular, se realmente a pessoa quiser tomar alguma providência devido a ligações insistentes, quem foi incomodado tem de se submeter a alguns passos e expor a situação delicada que enfrenta. Legalmente, as ligações telefônicas com número privado somente são identificadas com autorização da Justiça.

A pessoa interessada deve procurar uma delegacia de polícia, porque está sendo prejudicada, assediada ou ameaçada e registrar sua queixa. Ao fazer um boletim de ocorrência, o caso ganha maior repercussão e passa a ter acompanhamento. As autoridades têm de se posicionar a respeito. Assim é possível conseguir uma determinação judicial. De posse deste documento, as provedoras de serviços telefônicos são obrigadas a fornecer os dados da chamada e o titular da linha para aplicação da lei. Com base no relatório, o número privado de telefone é revelado para a polícia e dá para saber quem ou qual empresa está por trás dele bem como o endereço do solicitante. E mais: se se trata de uma ligação séria ou não.

As companhias telefônicas também costumam comercializar um serviço de rastreamento. Alguns sites afirmam que ajudam a rastrear os números confidenciais, mas é preciso ler com atenção os termos e condições antes de instalar qualquer software que pode acarretar problemas. A consequência de utilizar um programa não confiável é muito grave.

Outra providência a ser tomada é obter informações de fontes confiáveis se a melhor atitude é bloquear o número em seu telefone ou se vale mais a pena se esforçar, se dedicar para resolver a pendenga. Uma coisa é certa: se bloquear o número no telefone, evita-se imediatamente que ligações insistentes continuem acontecendo.

Na verdade, rastrear uma chamada desconhecida pode requerer mais esforço do que se imagina.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates