Colcha de retalhos – Como fazer

Aprenda a fazer uma colcha de retalhos

A criatividade pode rolar solta para fazer uma colcha de retalhos para cama de casal ou de solteiro. Como o próprio nome diz, ela é feita com sobras de retalhos. Bem arrematado e passado a ferro, este trabalho artesanal ajuda na decoração dos quartos das casas, deixando-os mais bonitos, coloridos e arrumados.  A atividade também propõe uma viagem ao túnel do tempo, por que quem não se lembra da infância ou da casa dos avós quando vê uma colcha de retalhos?

A maioria das pessoas que costuram uma colcha de retalhos prefere optar por moldes prontos e fazer a tarefa seguindo-o passo a passo. O momento mais especial para a confecção da colcha é a escolha dos tecidos. Quem tem pedaços de tecido em casa pode separá-los; quanto mais variados melhor para dar um aspecto leve e alegre. Quem vai às lojas comprar retalhos também pode selecionar várias combinações de cores e estampas para montar sua colcha única.

Antes de começar a montar a colcha, uma recomendação dos artesãos é lavar e passar os retalhos antes de juntá-los, porque os tecidos que nunca foram lavados podem soltar tinta e manchar os outros pedaços. Eles também ressaltam a dificuldade que é trabalhar com tecidos que não foram passados.

O molde escolhido deve ser colocado sobre o lado avesso do tecido e as linhas traçadas, se possível, com um giz próprio de costura. Sem molde, a marcação também pode ser feito no avesso. Depois, é só recortar os pedaços de tecido nos formatos pensados. Uma colcha pode ter várias figuras geométricas de tamanhos diferentes, mas sempre o mais fácil é trabalhar com os quadrados, principalmente para quem nunca fez uma colcha de retalhos.

O importante ainda é lembrar que toda a costura de retalhos precisa ter uma sobra de uns dois centímetros para fora, como uma bainha, para a linha da costura feita por máquina de costura ou à mão, se preferir.

É hora de unir os retalhos e costurá-los. É preciso um tecido inteiro geralmente de algodão do tamanho da cama de casal ou solteiro destinado a ser o forro. Tem pessoas que colocam uma entretela para dar um melhor formato à colcha. Utilizar linha de costura é o mais apropriado. Essas peças podem ser alinhavadas com pontos largos.

Quando a colcha estiver completa, pode-se costurar uma bainha por toda a borda. Aqui, se possível, a dica é utilizar linha de nylon que é transparente.

Quem faz a opção de costurar à mão deve proteger os dedos com um dedal para evitar espetadas de agulha.

Os artesãos costumam dizer que os primeiros trabalhos ficam longe da perfeição, mas que, em pouco tempo e com insistência e dedicação, dá para ter um ótimo passatempo e fazer um lindo trabalho para enfeitar os quartos de sua residência e também para presentear os amigos.

A confecção de colchas de retalhos foi criada na América por mulheres durante o século 18. Ela surgiu para dar aproveitamento aos retalhos que sobravam de outros trabalhos, ainda como é feito hoje.

 

 

 

 

 

By Saiba Como on 07/09/2012 · Posted in Faça Você Mesmo

1 Comment | Post Comment

Dalva Barros Martins says:

gosto demais de costurar,principalmente amo artesanato e esta colchas de retalho , acho elas maravilhosas

Posted on February 23rd, 2014