Fazer um pergolado na sua varanda

   

Como fazer um pergolado na sua varanda

De tempos em tempos surgem determinadas estruturas nos designs de construções que viram verdadeiras febres. Nos últimos anos, o pergolado realmente tem sido uma construção que está fazendo muito sucesso em determinadas estruturas e que realmente pode ser utilizada de diversas formas O pergolado pode ser instalado de preferencia na varanda de construções grandes, e tem como principal objetivo levar um pouco mais de requinte pelo menos em relação ao design da casa, mas também tem como objetivo fazer com que as pessoas aproveitem melhor os espaços vazios que estão do lado de fora da residência.

O pergolado é uma solução muito eficiente porque ao mesmo tempo que cria um ambiente protegido, ele também não impede completamente a entrada de luz solar no local. Desta forma, as pessoas podem ter um ambiente bem iluminado pela luz solar sem precisar recorrer as iluminações artificiais, pelo menos não durante o dia. Além disso, no espaço onde é instalado o pergolado as pessoas podem colocar flores e plantas ornamentais,  formando um jardim, já que o local acaba tendo a entrada de sol controlada.

A estrutura do pergolado é teoricamente simples. Trata-se de pilares que são unidos a vigas que são vazadas de madeira. Esta estrutura pode ser aplicada tanto em áreas externas quanto em áreas internas, apesar que a primeira opção ainda é a mais utilizada por grande parte dos engenheiros e arquitetos.  Além das casas maiores que permitem este tipo de construção, o pergolado também tem aparecido muito constantemente em apartamentos ou prédios, seja nos terraços ou seja nas estruturas construídas nas coberturas do edifícios. É muito comum também vermos os pergolados hoje em dia instalados em alguns tipos de prédios comerciais, como grandes shoppings que estão construindo pergolados para áreas de convivências dos clientes ao ar livre, geralmente em andares mais elevados.

Grande parte dos pergolados são feitos de madeira, mas os construtores também podem usar outros tipos de materiais para fazer o seu pergolado, como aço ou ferro, bambu ou mesmo alvenaria. Os pergolados podem ser utilizados apenas na sua estrutura fria ou ainda pode ser utilizado com plantas crescendo na sua volta, que acabam formando uma espécie de cobertura. Este efeito pode ser conseguido utilizando plantas como trepadeiras, que vão crescendo pelas paredes até chegar ao teto e se enrolar nas vigas localizadas na parte superior. Quando a trepadeira consegue fazer uma cobertura mais firme utilizando a estrutura do pergolado, as pessoas conseguem até mesmo proteção contra a chuva.

Esta utilização do pergolado para proteção dos jardins tem origem na Europa, onde este tipo de construção realmente é muito comum em diversos países. No continente, grande parte das pessoas acabam realmente colocando o pergolado como forma de proteger determinadas plantas que não resistem a ação direta do sol, mas mesmo assim precisam de uma iluminação solar e também precisam ficar ao ar livre. Mas com o passar do tempo os próprios Europeus passaram a dar outras utilidades para os pergolados. Por exemplo, é muito comum utilizar pergolados em estruturas móveis em eventos ao ar livre, como casamentos. Além disso pode ser um ambiente muito charmosos par afazer um almoço ou jantar comemorativo, ou ainda outros tipos de festas ao ar livre.

Nas residências de outros países, o pergolado também é feito para abrigar os mais diversos tipos de ambientes. Por exemplo, as pessoas podem usar este tipo de estrutura para abrigar uma varanda, ou ainda um espaço gourmet, sendo que neste caso eles realmente precisam ser cobertos. Agora, quando eles estão descobertos as formas mais utilizadas para este tipo de construção são os jardins e também as áreas propensas a água, como áreas de piscina ou que podem pegar chuva. Algumas arquitetas defendem que realmente este tipo de construção é muito importante e deve ser utilizada cada vez mais nos novos projetos, porque significa uma interessante área de transição entre a área livre da área coberta.

Como o pergolado é composto por vigas espaçadas, que podem ser cobertas ou não por materiais como vidro ou policarbonato translúcido, os efeitos criados pelo contraste entre luz e sombra são muito interessantes e acabam dando uma atração a mais para o ambiente.

Como fazer um pergolado

Antes de mais nada, e importante que as pessoas tenham em mente que dependendo do tamanho e do material que será utilizado para fazer o pergolado, o mais recomendado é chamar uma empresa que seja especializada neste tipo de construção. Mas os moradores que gostam de fazer construções de madeiras podem se aventurar em criar um pergolado pequeno com este material. Para isso, as peças verticais devem ser feitas com uma seção de 7,5 centímetros e aproximadamente 3 metros de comprimento. As partes laterais podem ser feitas a parti de madeiras com 15 x 5 centímetros. Tome sempre cuidado na hora de comprar a madeira para saber se realmente está comprando algo de qualidade.

Na hora da demarcação, o ideal é que se utilize pedaços de madeira e barbante par afazer os alinhamentos e também as demarcações dos locais onde haverá afixação e os cortes na madeira. Depois será necessário enterrar as vigas de madeira a cerca de 60 centímetros numa fundação de cascalho e concreto. Não esqueça que depois da colocação das vigas e instalação dos diversos pedaços de madeira, é fundamental que a pessoa verifique se eles estão corretamente nivelados utilizando um nível de bolha de ar.

Na parte do acabamento, será necessário que a pessoa serre as ripas transversais e as laterais, deixando um excesso para cada lado, que pode ser moldado utilizando algumas ferramentas que são de conhecimento das pessoas que mexem com madeira, com serra ou formão. É importante que se faça pelo menos um molde em cada ponta de madeira, com entalhes de 5 e 7,5 centímetros de profundidade, levando em conta a largura para a trave.

Mas não esqueça de certificar-se de realmente saber o que está sendo feito com a madeira e também caso realmente tenha algum problema deverá chamar um profissional.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates