Currículo Lattes – Como fazer

Montando um Currículo Lattes

O Currículo Lattes é um resumo de suas realizações profissionais e educacionais com tamanho e detalhamento maiores que o Curriculum Vitae, mais popular e muito conhecido por ser utilizado por um candidato a uma vaga de trabalho em uma empresa. Apesar de apresentarem algumas semelhanças, cada documento desempenha uma função específica.

O Currículo Lattes inclui descrições sobre todas as realizações desenvolvidas ao longo de uma carreira profissional. Ele é normalmente solicitado quando uma pessoa estiver concorrendo para posições acadêmicas e de ensino, professorado, cargo científico ou de pesquisa, associações profissionais e emprego internacional. Não deve exceder dez páginas.

O documento deve ser iniciado com informações pessoais e terminar com referências (de 3 a 5 pessoas). As outras seções não precisam seguir uma ordem pré-determinada, mas, obviamente, devem constar no currículo.

No corpo do Currículo Lattes deve constar informações pessoais, declaração de propósito (objetivo), resumo de qualificações, formação educacional completa, relação de prêmios, bolsas e subvenções conquistadas, histórico de empregos, publicações, pesquisas e associações profissionais que integra e se realiza atividade voluntária.

Para ficar mais claro, as informações pessoais são objetivas é incluem nome e contato. Não é necessário colocar dados como estado civil, número de filhos e endereço, por exemplo. Já a declaração de propósito ganha maior profundidade e deve abordar em uma ou duas frases em que nível a pessoa está na sua carreira e o que ela procura no seu próximo trabalho.

O trabalho só está começando, porque depois pode-se colocar um resumo de qualificações, que lista as cinco qualificações mais importantes do indivíduo. No item educação, deve-se enumerar seus graus de educação, com nome da escola, cidade, estado, grau e foco de estudo.

Os prêmios e honrarias também devem ser descritos, assim como as subvenções e bolsas conquistadas. Também o histórico de empregos tem de constar em ordem cronológica inversa e os trabalhos publicados e as publicações acadêmicas devem ser bem detalhados.

Outro ponto que pede atenção especial no Currículo Lattes é o tema das pesquisas. Há ainda a seção de associações profissionais onde o interessado informa a quais organizações pertencem. Ainda há uma seção voltada para o trabalho voluntário, atividade levada em consideração para o profissional demonstrar experiência e competências em uma atividade espontânea.

O item voltado às referências reforça o conhecimento profissional do candidato. Portanto, elas devem saber bastante dados e informações sobre a pessoa.

Apesar de trabalhoso, uma das principais vantagens do Currículo Lattes é a sua flexibilidade. É preciso prepará-lo com bastante detalhamento e cuidado para que a representação de uma pessoa seja feita no melhor estilo para alcançar o maior aproveitamento.

Repleto de pormenores, depois de pronto, é indispensável verificar se o Currículo Lattes reflete a personalidade do candidato e ressalta sua qualificação para o trabalho específico em questão.

O Currículo Vitae e o Currículo Lattes são semelhantes, mas possuem diferenças importantes. O segundo é muito mais detalhado. Mas é indipensável o que cada órgão ou empresa requisita para a contratação de um profissional. Mandar um currículo maior e mais completo não significa que a vaga será sua, se resolveu substituir um documento por outro.

 

By Saiba Como on 08/09/2012 · Posted in Faça Você Mesmo

Be the first to post a comment.