CPF pela Internet – como fazer

   

Fazer CPF pela Internet

Como podemos perceber atualmente, alguns documentos são indispensáveis para a qualidade de nossa vida, pois somente com esses documentos podemos usufruir de alguns benefícios como cidadãos. No passado o documento mais utilizado era o RG, tanto para compras quanto para qualquer outro procedimento que iriamos fazer, mas atualmente o documento mais utilizado é o CPF (Cadastro de Pessoa Física), trata-se de um documento muito importante e que realmente não pode faltar nas mãos de um brasileiro, pois sem ele alguns procedimentos são impossíveis de serem feitos. Esse documento além de ser utilizado para identificação, também é utilizado para viagens, compras e vários outros serviços que podem ser feitos somente com esse documento em mãos.

Como tirar CPF – Presencialmente ou pela Internet

Presencialmente esse documento pode ser feito em algumas instituições, como no caso dos Correios e também o Banco do Brasil, em ambos os casos é necessário ter em mãos a certidão de nascimento e mais algumas informações. Siga até uma das instituições informadas acima e preencha um formulário de pedido de documento, ao preencher o formulário entregue o mesmo para o atendente e pague uma taxa que atualmente está no valor menos de R$ 10,00, ao pagar será dado entrada nos papeis e depois de alguns dias o documento será enviado a seu endereço.

Como não poderia ser diferente, a opção de tirar CPF pela internet também começou a ser oferecido pela Receita Federal, instituição responsável por emitir essa documentação. Para fazer a emissão do documento pela internet é necessário apenas entrar no seguinte endereço eletrônico (https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp), esse site é oficial da instituição e essa página é exclusiva para fazer o pedido de seu CPF. Ao entrar na página você irá se deparar com um grande formulário que deve ser preenchido corretamente, preencha todos os campos com as informações necessárias e clique no botão “enviar”.

Feito tudo corretamente o site irá gerar o número do CPF, lembrando que a Receita Federal não emite o documento em plástico, nesse caso é necessário imprimir o comprovante do documento, lembrando que esse comprovante pode ser impresso e depois guardado para ser apresentado como um documento comum. Caso você queira emitir o documento de plástico é necessário seguir até uma unidade de atendimento presencial, mas pela Receita Federal os documentos de plástico seriam extintos em um futuro próximo, e isso tende a acontecer, pois a validação do documento é feita pelos números e não pelo cartão, por isso não a necessidades de ter um cartão de plástico.

Menores de 16 anos tem direito a emissão de CPF gratuitamente, porém não podem fazer o pedido pela internet, nesse caso será necessário seguir até uma unidade licenciada para poder fazer a inscrição e receber o documento em seu endereço. Segundo as instituições não existe um mínimo ou máximo de idade para tirar o documento, nesse caso até mesmo recém nascido pode tirar o documento, claro que a maioria dos pais começam a se preocupar somente quando o filho começa a adquirir uma certa idade.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates