Como usar calculadora científica

Existem no mercado vastas opções de calculadoras científicas. Diversas são as marcas. Apesar de toda essa disponibilidade, as funções são as mesmas, em uma marca ou em outra.

As calculadoras científicas permitem a realização de cálculos mais elaborados, seja por estudantes de ensino médio que estão se preparando para os vestibulares, como para profissionais já formados, nas áreas de economia, finanças,administração e engenharia.
O uso da calculadora científica para o cálculo de potências com expoentes fracionários, extração de raiz quadrada (cúbica, quarta potência, etc) por exemplo, é uma atrativo, já que nas calculadoras analógicas comuns, esses cálculos seriam impossíveis de serem realizados. Além disso, a calculadora científica apresenta as seguintes realizações de cálculos: Juros Simples, Juros Compostos, Raiz Cúbica, Raiz Enésima, Fatorial, Permutação, Combinação, Arranjos, Seno, Cosseno, Tangente, Cotangente, Secante, Cossecante, Exponencial, Logaritmo, Logaritmo natural, Logaritmo comum, Raiz Quadrada, PI, Porcentagem, Ao Quadrado, Inverso, Exponencial neperiano, Equação do Segundo Grau (Delta e Bhaskara), Módulo e Operações Básicas: adição (soma), subtração (diferença), multiplicação (produto), divisão (quociente).

Os cálculos são, basicamente, realizados da seguinte forma (exemplo dado utilizando um cálculo simples: VALOR – FUNÇÃO – VALOR – ENTER; O ENTER, neste caso, é substituído pelo igual (=), das calculadoras comuns. Deve ser digitado assim: 10 + 10 ENTER. Após o enter ser teclado, em seguida o resultado final da adição é exibido no visor da calculadora.

Além de possuir um manual que acompanha o aparelho (seja em qual marca for), ainda é possível buscar na internet diversos tutoriais sobre a utilização de calculadoras científicas, com explicações detalhadas sobre suas funções e também com algumas resoluções de cálculos!

 

 

By Saiba Como on 15/04/2012 · Posted in Educação

4 Comments | Post Comment

Airton José Rodrigues José says:

estou em duvida como calcular fatorial calculadora científica expressão de statística

Posted on July 19th, 2012

Construoracml M Magalhães Lopes says:

MUITO BOM

Posted on March 25th, 2014

Fernando Vinicius says:

como usar a função + ou – na calculadora cientifica?
Obrigado pela retorno.

Posted on March 31st, 2014

Fernando Vinicius says:

como usar a função + ou – na calculadora cientifica?
Obrigado pela retorno.

Posted on March 31st, 2014