Como compor uma música

   

Como compor uma música

A música é uma arte nobre que toca o coração das pessoas e ficam marcadas para sempre. Lindas melodias, letras com sentimento e sons que têm diversos significados para as pessoas duram por anos nas paradas de sucesso no mundo inteiro. Grandes compositores têm seus nomes cravados na história da arte e da música mundial. Mas para compor uma boa canção não é fácil.

A composição de uma música depende de diversos fatores, como a harmonização da melodia com a letra, o ritmo e o tempo da música e a sonoridade dela. O compositor deve estudar a música e suas vertentes, pois compor não é apenas fazer uma letra ou uma melodia legal. É juntar tudo possível e fazer algo que marque a memória das pessoas.

O primeiro passo é definir um tema específico que, ao menos, direcione a música. Para facilitar a composição, é aconselhável seguir o modo mais popular de se fazer isso, colocando estrofes, refrão e um final marcante. Se a sua música for uma história contada, basta adaptar a narração em ordem cronológica para a letra musical.

Um refrão marcante e fácil de memorizar é o que dá a tônica da música, pois as pessoas vão estar com ele fresco e claro na mente sempre. Evite palavras difíceis e pouco populares, pois elas têm menos apelo do que as cotidianas.

O refrão é um momento particular da música. Ele deve ser forte e ter a principal parte do que a melodia quer dizer. Para facilitar a composição, é preferível começar com uma melodia e depois tentar adaptar a letra ao que estiver tocando. Compor não é fácil, pois requer concentração, disciplina, talento e criatividade.

Gostou do post? Então cadastre-se e receba novidades!

Digite seu email:

Tem algo a dizer sobre isto? Então comenta!


WP Like Button Plugin by Free WordPress Templates