Caramelizar uma Forma – Como Fazer

Como caramelizar uma forma

Caramelizar uma forma é um dos maiores desafios para os cozinheiros, tanto para os habituais quanto para os eventuais aventureiros da cozinha. As receitas de caramelo são variadas: pode-se obter ótimos resultados utilizando apenas uma xícara de chá de açúcar ou mesmo a glucose de milho ou glucose de mandioca – todos ingredientes fáceis de se encontrar no supermercado. As receitas são várias, mas todas precisam de total atenção para que não ocorram acidentes indesejáveis e para que a sua calda fique no ponto certo.

como caramelizar uma forma

Escolhidos os ingredientes, precisaremos de uma chama baixa, uma forma, muita atenção (queimaduras são normais no processo) e paciência – que é a alma da boa cozinha.

Utilizando o açúcar

Escolha uma forma e esquente-a em fogo baixo. Despeje uma xícara de chá de açúcar. O açúcar, aos poucos, se transformará em uma calda. É importante não mexer a calda com uma colher, mantendo a forma bem segura com um pano e girando-a sobre o fogo, de maneira que o caramelo vá se espalhando. Quando a calda ganhar um tom dourado, tire-a do fogo.

Glucose

Despeje um pouco de glucose na forma e espalhe com as costas de uma colher de sopa. A glucose já vem pronta para uso, devendo ser utilizada em temperatura ambiente, o que evita acidentes.

Na panela

Em uma panela, juntar uma xícara (café) de água ao açúcar. Mexer bem, dissolvendo o açúcar da melhor maneira possível, e levar ao fogo. Não mexa mais a calda, para que ela não perca o ponto certo. Obtendo a coloração dourada, tire a calda do fogo e, com o auxílio de uma colher de sopa, unte a forma com a calda.

By Saiba Como on 18/08/2011 · Posted in Culinária

2 Comments | Post Comment

Ricardo Martins says:

uma delicia.. muuuuuuuuuuuuito bom

Posted on March 2nd, 2013

Jonelice Ferreira says:

adorei… muito bom

Posted on January 10th, 2014